I Acto.
Paquita na sua festa de aniversário decide passear no bosque com um grupo de amigas para brincar. A certa altura, são surpreendidas pelo pai de Paquita que lhe oferece um medalhão de enorme requinte e beleza.
O nobre volta para a festa do palácio enquanto, no campo, Paquita continua a brincar com as amigas. Eis que surgem os ciganos, e Dom Lopez ordena às mulheres da sua comunidade que raptem Paquita para mais tarde negociar o poder que tanto ambiciona.
Paquita é criada pelos ciganos e, com o passar das luas e Primaveras, esquece as suas origens nobres.
Por tradição, as festas nobres aconteciam no campo para um efectivo contacto com a mãe-natureza e é numa dessas festas que Paquita e Lucien se encontram e apaixonam perdidamente.
Porém esta forte paixão não é pacífica, pois Lucien havia prometido casar com Dona Serafina e Inigo, filho do chefe cigano (acho eu...), que ama loucamente Paquita, planeia vingar-se de Lucien e di-lo a seu pai, Dom Lopez. Paquita, sem intenção, ouve esta conversa e decide avisar Lucien para o proteger.
II Acto.
No palácio, o General D' Hervilly festeja a apresentação do noivado de seu filho Lucien com Serafina quando aparece Paquita para o avisar dos perigos que corre e, ao contactar novamente com o mundo nobre recorda, ainda que com dificuldade, as suas origens.
Paquita ao descobrir que tem origem nobre percebe com entusiasmo que pode desposar Lucien... Lucien, enfim, renuncia a Serafina. Paquita e Lucien casam-se e celebram o verdadeiro e intenso amor...
"Paquita",
Sandor Garcia e Yolexis Santana.