...e esgravata.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

de passagem.





















Abre. Folheia. foge e voa. lugar-outro. Fecha. cai e desce. 3 degraus. lugar-em-si: rés-do-chão-do-pensamento. Abre. Folheia. volta a fechar. Volta. gira e vira. Olha. Primeiro p/ um lado. Volta. olha e roda. Depois p/ o outro. Perde-se no lugar que rememora onde se demora. Tonta-feia: não reparou no lugar da frente. disponível. Não viu a janela entreaberta, tão pouco. Tonta-feia-nada-gira. Fecha.
.
.
Próxima paragem. A viagem da qual me livro. virar de página, mudar de livro. Dar um giro.
.
.

12 comentários:

belle de jour disse...

boa viagem, ma chérie..

belle de jour disse...

(e linda a foto!)

flor-de-laranja disse...

kika, neste momento resta-me decidir entre "le voyage dans la lune" ou "voyage au centre de la terre":).

se me permites partilho contigo um breve excerto da obra de júlio verne de que gosto particularmente, através do qual se vislumbra uma subtil e discreta poeira do "nosso" universo, pois então:

«au centre de cette nébuleuse, quatorze cent mille fois plus considérable que ce globe qu’elle va former un jour, je suis entraîné dans les espaces planétaires ; mon corps se subtilise, se sublime à son tour et se mélange comme un atome impondérable à ces immenses vapeurs qui tracent dans l’infini leur orbite enflammée !

quel rêve ! où m’emporte-t-il ? ma main fiévreuse en jette sur le papier les étranges détails.

j’ai tout oublié, et le professeur, et le guide, et le radeau ! Une hallucination s’est emparée de mon esprit…

« qu’as-tu ? » dit mon oncle.

mes yeux tout ouverts se fixent sur lui sans le voir.

« prends garde, axel, tu vas tomber à la mer ! »

en même temps, je me sens saisir vigoureusement par la main de Hans. Sans lui, sous l’empire de mon rêve, je me précipitais dans les flots.

« est-ce qu’il devient fou ? s’écrie le professeur.

— qu’y a-t-il ? dis-je enfin, en revenant à moi.

— es-tu malade ?

— non, j’ai eu un moment d’hallucination, mais il est passé. Tout va bien, d’ailleurs ?

— oui ! bonne brise, belle mer ! nous filons rapidement, et si mon estime ne m’a pas trompé, nous ne pouvons tarder à atterrir. »

à ces paroles, je me lève, je consulte l’horizon ; mais la ligne d’eau se confond toujours avec la ligne des nuages».

(cap. 32).

3...2...1...ffvvvooooooh! :)))

[*merci, cerejinha].

flor-de-laranja disse...

ena, exagerei na dose do comentário (tolice!!) só agora me dei conta!!

flor-de-laranja disse...

p.s.: kika, quando puderes, ora "espreita"-nos:

http://www.youtube.com/watch?v=TK1bi4emEkk&feature=player_embedded

belle de jour disse...

hei de espreitar já!

e hei de voltar aqui pra comentar com alguma propriedade, depois de traduzir essa passagem, mais do que só deduzir (meu francês é mais que precário, que lástima...)

espia você também o meu post de hoje, quando quiser..

bj

flor-de-laranja disse...

kika, aqui os comentários impróprios de sobre-relevância serão sempre bem-vindos, e tu, terás sempre free-pass, trânsito livre! importa ainda referir que deduções imediatas são, do meu ponto de vista, tão ou mais expressivas que as de carácter científico, "sério e sorumbático", de alta patente ;). palavra de lara!


vou continuar a espiar-te, com muuuito gosto, sempre*!

belle de jour disse...

obrigada..

e concordo, mas é que queria entender... então fica assim - que fico feliz por ter dividido comigo esse lindo trecho.

por acaso não chegou um comentário todo elogioso que fiz ontem a respeito do seu video? fiz assim que o vi, será que se perdeu no trajeto? I wonder... resumindo, disse que era genial, e que vc é uma lunaticazinha cheia de sinapses a mil por hora, e que salvei o link para poder revê-lo outras vezes, e a cada vez captar uma coisa nova da sua viagem, e que o talento já foi captado. e também disse que minhas habilidades artísticas no computador se resumem a desenhos primários como o que te fiz no paint, e disse ainda que sou como miró na verdade, e que demorei até conseguir atingir tal simplicidade. e parabéns, adorei! (E agora a pessoa louca repete tudo, pq tenho um toc muito chato, espero que um dia seja curado.

agora eu respiro..

muitos bjs e boa semana, Lara, (como em dr. jivago, q nome lindo vc tem..)

Sandra disse...

minha Lara-luz...

Sandra disse...

Minha Lara LUZ...

flor-de-laranja disse...

miloro! maninha miloro... que surpresa (outra presença) luminínica a tua, meu amor...*

Sandra disse...

Linda presença é a tua minha amiga tão querida :)

Mesmo quando não digo nada, acompanho sempre estas palavras da tua existência...

Um beijinho :)

jaz.mim_tu... aqui, deixara de o ser.

à espreita de fa|c|to & gravata.

Seguidores