...e esgravata.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

cosimo está para teo assim como esparguete & fantasia para fellini.




.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
.
- Não gosto.
-De Cosimo?
-Não, de Mino.
-Ah…podes tratar-me por Cosimo.
-Nem pensar nisso é bom! Ouve, temos de assentar as coisas.
-Que dizes? – perguntou ele, que continuava a deixar-se ficar sempre mal.
-Quero dizer: posso penetrar no teu território e sou sempre uma hóspede sagrada, está bem? Entro e saio quando me apetecer. Tu és sagrado e inviolável enquanto continuares em cima das árvores, no teu território, mas apenas toques o solo do meu jardim, ficas sendo meu escravo e és posto a ferros.
-Não. Nunca descerei para o teu jardim. Nem para o meu. Para mim, são ambos território inimigo, sem distinção. Se quiseres, podes vir para cima das árvores, com os teus amigos que roubam fruta e talvez até com o meu irmão Biagio, se bem que seja um bocado velhaco. Todos juntos organizaremos um exército em cima das árvores e chamaremos à razão a Terra e seus habitantes.
-Não, não, nada disso. Deixa-me explicar-te como é que as coisas devem ser. A ti pertence-te o senhorio das árvores, está bem? Mas, se alguma vez puseres pé em terra, perdes o teu reino e tornas-te o último dos escravos. Percebeste? Mesmo que se quebre um ramo e caias ao chão. Tudo perdido nesse caso.
- Nunca na minha vida caí de uma árvore.
-É certo. Mas, se caíres, tornas-te em cinzas que o vento espalhará.
-Isso são histórias. Se não desço das árvores para a terra é simplesmente porque não me apetece fazê-lo.
-Oh, és tão aborrecido!
- Não, não, brinquemos. Por exemplo, poderei descer até ao baloiço e servir-me dele?

in O Barão Trepador de Italo Calvino.

[fotograma de "Amacord", 1973, de Federico Fellini: embora oriundas de contextos sociais distintos são personagens muito próximas].

.
.

Nenhum comentário:

jaz.mim_tu... aqui, deixara de o ser.

à espreita de fa|c|to & gravata.

Seguidores